Meus jogos favoritos para PICO-8

PICO-8 é uma máquina virtual criada pela Lexaloffle Games, projetada para ser um console de videogames “de faz de conta”. O console virtual permite que programadores desenvolvam jogos e animações em linguagem Lua, e tem as seguintes características de “hardware”: display de 128×128 pixels em 16 cores, cartuchos de 32k, som de 4 canais e controles com D-pad + 3 botões (Z, X e start). As restrições de “hardware”, somadas à simplicidade de programar os jogos, fizeram dele um sucesso na Fantasy Console Game Jam. Para desenvolvedores indie e que curtem gráficos retrô, mas querem evitar a dificuldade de programar para consoles antigos como NES e Mega Drive, o PICO-8 é uma boa pedida. Outra vantagem é que é muito fácil compartilhar o seu jogo e ele pode ser jogado diretamente do navegador mesmo por quem não tem o software para desenvolver no PICO-8.

Apesar de ter menos de 5 anos de existência, o console virtual da Lexaloffle tem uma biblioteca considerável para explorar devido ao seu sucesso na Fantasy Console Game Jam. No artigo de hoje compartilharei os meus jogos favoritos para esta plataforma, agrupados por gênero. Só incluí na minha lista jogos originais, ou seja, nada de demakes, remakes, tributos, paródias, etc. Vocês verão que os jogos de tiro em primeira pessoa, RPGs e de plataforma brilham pela ausência na lista. Os FPS e RPG são escassos na plataforma, e os poucos que existem são demakes ou tributos. Jogos de plataforma há muitos, mas a maioria deles peca pela falta de originalidade, controles imprecisos ou dificuldade frustrante.

O artigo é jogável. Clique nas imagens dos jogos para abri-los numa nova aba e jogar diretamente do navegador!

PUZZLE / CASUAL

Colored Answers
Desenvolvedor: ElGregos

Este jogo exige raciocínio e timing. Seu objetivo é levar umas minhoquinhas coloridas do seu ponto de partida até o buraco, simplesmente redefinindo o caminho que elas devem fazer. Cada nível tem uma meta de cores a serem preenchidas, representadas pelos frascos de tinta na parte inferior da tela. Nos níveis mais avançados, você precisará combinar as minhoquinhas no meio do caminho para gerar as combinações de cores necessárias.

colored-answers

 


Hook, Line and Thinker
Desenvolvedor: Rythm Lynx

Dê um peixe a um homem e você o alimentará por um dia. Ensine um homem a pescar e você o alimentará pelo resto da vida. Neste quebra-cabeças você terá de ajudar o nosso protagonista pescador a voltar para casa com o peixe de cada dia resolvendo o mistério de cada nível. Mas cuidado: sua linha tem uma extensão limitada e você precisa calcular bem a ordem de cada movimento para passar de nível. No total são 10 níveis de dificuldade variada.

hook line and thinker

 


Combo Pool
Desenvolvedor: NuSan

Este jogo absolutamente viciante é o meu segundo favorito. Penso nele como uma mistura de bilhar com match-3. O objetivo é fazer com que bolas de cores iguais toquem umas às outras, combinando-as em uma nova bola de cor diferente. O jogo vai ficando progressivamente mais difícil quanto maior é a variedade de cores na mesa. Você pode jogar no modo arcade, com tempo, ou no modo infinito para matar o tempo.

combo pool


BRIGA DE RUA

The Lair
Desenvolvedor: Jakub Wasilewski

Um jogo “beat ‘em up” com temática gótica e belos gráficos. Confesso que nunca fui bom para jogos desse gênero, mas esse aqui mesmo com a dificuldade no fácil não consegui ir muito longe. Os dois botões comandam o ataque e a defesa, respectivamente. Uma vez que você bloqueia um ataque com o escudo, sua guarda ficará aberta e você terá de atacar ou esperar para levantar o escudo novamente. Mantenha o botão de ataque pressionado para carregar a espada e desferir um golpe mais poderoso. Não consegui passar do primeiro chefe. Espero que você tenha mais sorte e habilidade do que eu!

the lair

 


AVENTURA

Dank Tomb
Desenvolvedor: Jakub Wasilewski

Este é um dos jogos que explora ao máximo as capacidades do console virtual. Seu sistema de iluminação faz uso de praticamente toda a CPU do PICO-8, e a mecânica não desaponta: o resultado final é um jogo de aventura, exploração e mistério onde o jogo entre luz e escuridão desempenha um papel fundamental, aumentando o suspense. Descubra os mistérios desta cripta explorando com sua lanterna, desbloqueando portas, ativando plataformas flutuantes e evitando armadilhas mortais.

dank tomb


Hydra
Desenvolvedor: Alien Bug

Hydra tem duas características marcantes: dificuldade e fator replay. Nele você poderá explorar masmorras geradas proceduralmente de modo aleatório, de forma que duas partidas desse jogo nunca serão iguais. As masmorras, obviamente, estão repletas de monstros cujo objetivo é não deixar você encontrar o tesouro. Os gráficos são bastante impressionantes levando em consideração as limitações da plataforma, também.

hydra


Legends of Pizza Night
Desenvolvedor: Jason Payne

O bairro foi invadido por bolas de queijo, geleias de molho e tomates voadores assassinos, e você é o entregador de pizza. Sua missão: entregar a pizza a qualquer custo. Felizmente, sua caixa de pizzas também funciona como arma e você pode usar ela para esmagar alguns inimigos. Mas usá-la requer astúcia, pois você precisa manejá-la em corredores estreitos e saber o momento e caminho correto a percorrer.

legends of pizza night


We Missed You!
Desenvolvedor: RHY3756547

Neste jogo você trabalha em uma empresa de correios e entregas. Seu trabalho é entregar e recolher envelopes e pacotes de casa em casa dirigindo a sua van. Mas isso não será fácil, pois você tem somente cinco minutos para fazer todas as dez entregas! O jogo tem gráficos bem acabados, com uma câmera aérea que lembra um pouco os GTAs antigos, e é bastante divertido.

we missed you


ESTRATÉGIA / SIMULADORES

Island Gods
Desenvolvedor: JO-əl

Meu preferido entre todos. Gastei muitas horas jogando esse joguinho de estratégia, que apesar de ter gráficos bastante simples é absolutamente viciante. Nele, você deverá controlar uma das três nações insulares disponíveis (deus azul, deus vermelho e deus verde) e levá-la à vitória, que acontece quando você elimina completamente as duas nações rivais ou domina 65% ou mais dos recursos do mapa.

island-gods


Picopolis
Desenvolvedor: Jeb

Meu terceiro favorito, o simulador de administração e planejamento urbano do PICO-8 tem gráficos simples e bonitos, e jogabilidade viciante também. Popule a região com zonas residenciais, comerciais e industriais, divirta seus habitantes com monumentos e atrações turísticas, controle as estatísticas de desemprego, poluição e criminalidade investindo em educação, saúde, zonas verdes e segurança. O futuro de Picópolis depende de você, prefeito!

picopolis

 

 


SHMUPS (“NAVINHA”)

Zepton
Desenvolvedor: Rez

Este é um dos jogos que leva as capacidades gráficas do PICO-8 ao limite. Considerando que os “cartuchos virtuais” são limitados a 32 KB, este jogo está para o PICO-8 como o Star Fox está para o SNES em termos de visual. Só por este fato ele já é um dos meus favoritos, mas a jogabilidade dele também é bastante divertida e explora muito bem o 3D. Sua nave tem duas armas principais: o canhão automático e os mísseis. Para acertar os inimigos, é necessário primeiro focá-los na mira até que o indicador fique vermelho. É bem difícil de acertar com um número de inimigos sempre crescente. Além disso, a nave conta com um laser que é disparado usando os dois botões ao mesmo tempo. O laser consome energia, portanto use com cuidado.

zepton


Hyperspace
Desenvolvedor: J-Fry

Apesar de não ter uma jogabilidade tão impressionante quanto Zepton, os gráficos de Hyperspace são muito bons para a plataforma e o jogo em si também é bem divertido. Os controles se sentem um pouco mais “pesados”, dando um certo realismo e dificuldade à experiência de pilotar a nave. Neste aqui só há uma arma, mas ela também dispara em modo automático contra detritos espaciais e naves inimigas, então você vai usar o botão dela para girar a nave rapidamente, evadindo os disparos inimigos.

hyperspace


E você, já jogou na plataforma PICO-8? Comente seus jogos favoritos nos comentários!

Anúncios